Padrinho

Padrinho Priolo Cup 2019

Tarantini

O capitão destemido é o padrinho do Priolo Cup 2019

“Sempre quis ser jogador de futebol. Nunca fui um mago da bola, mas tinha uma enorme vontade de triunfar, de jogar nos grandes palcos do futebol português. Entre derrotas, empates e vitórias continuo a viver o sonho há 16 anos sempre com a alegria e as maravilhosas sensações que este jogo me dá.”

Ricardo José Vaz Alves Monteiro, mais conhecido por TARANTINI, jogador de futebol profissional e capitão do Rio Ave F.C., é o padrinho do torneio de futebol infantil Priolo Cup Nordeste 2019.

TARANTINI, jogador de futebol profissional e capitão do Rio Ave F.C., nasceu em Baião, em 1983, no distrito do Porto.

Em 2006 finalizou a licenciatura em Ciências do Desporto e em Educação Física pela Universidade da Beira Interior. Durante um ano lecionou numa escola do Ensino Básico e em 2014 concluiu o mestrado em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior.

Atualmente, continua a jogar futebol profissional no Rio Ave Futebol Clube, na 1ª Liga de Futebol Profissional em Portugal.

Desde sempre teve a preocupação de desenvolver uma carreira que conciliasse a prática do futebol com outros interesses desta modalidade. Em setembro de 2016 criou o projeto (a minha causa) com o objetivo de despertar consciências, alertar e alterar mentalidades, principalmente dos jovens futebolistas. Para o jogador, a prática do futebol é completamente compatível com uma carreira académica ou outra atividade empresarial.

Durante este período, manteve-se ligado à investigação na análise de desempenho nos desportos coletivos, e colabora frequentemente com a equipa de investigação (CreativeLab, CIDESD_UBI) na recolha e tratamento de dados para projetos de análise de jogo no futebol.

Em 2016 finalizou o Curso de Treinadores UEFA B na Associação de Futebol do Porto. Mantém a preocupação de estar ligado à academia, procurando integrar trabalhos científicos.

Em 2017 iniciou o doutoramento na área das transições de carreira no futebol e em novembro desse mesmo ano lançou o seu primeiro livro intitulado “a minha causa”. Frequentemente é convidado para realizar palestras pelo país, convidado por empresas, clubes, universidades, municípios, escolas e associações. Desde o início deste projeto conta com mais de 70 palestras realizadas e 10 mil participantes.

CLUBES
RIO AVE – a partir da época de 2008/2009
PORTIMONENSE SPORTING CLUBE – 2007/2008
GONDOMAR SPORT CLUBE – 2006/2007
SPORTING CLUBE DA COVILHA – 2001/2002 até 2005/2006