Informações

organização, comissões e equipe médica

Comissão de Honra

Vasco Cordeiro
Presidente do Governo dos Açores

António Miguel Soares
Presidente Câmara Municipal de Nordeste

Rui Melo
Diretor Serviços Desporto de S.Miguel

Nuno Amaral
Presidente Conselho Executivo EBS Nordeste

António Raposo
Médico Fisiatra – Presidente da Assembleia Geral dos Veteranos Nordeste

Comissão Organizadora

Marco Mourão
Vereador Desporto CM Nordeste

Hélder Camarinha
Professor EBS Nordeste e Coordenador CDRC Nordeste

Jorge Lopes
Coordenador CDRCN

Óscar Carreiro
Professor EBS Nordeste

David Cordovil
Professor EBS Nordeste

Manuel Pontes
Professor EBS Nordeste

Comité Desportivo

Marco Mourão
Vereador Desporto CM Nordeste

Rui Melo
Diretor Serviços Desporto de S.Miguel

Robert Câmara
Presidente Associação de Futebol de Ponta Delgada

Sário Raposo
Presidente do União do Nordeste e Treinador Nível II da Fed. Port Futebol

Arnaldo Sousa
Presidente Achada Futebol Clube

Rafael Gatto
Fisioterapeuta - Treinador Achada Futebol Clube Treinador de Futsal Nível I

Paulo Carreiro
Treinador do União do Nordeste - Treinador Nível I da Fed. Port Futebol

Equipa Médica

António Raposo
Médico Fisiatra – Presidente da Assembleia Geral dos Veteranos Nordeste

Rafael Gatto
Fisioterapeuta - Treinador Achada Futebol Clube Treinador de Futsal Nível I

Ana Paula Galante
Médica Centro de Saúde de Nordeste

Ana Coelho
Fisioterapeuta

Vitor Magina
Fisioterapeuta

Carina Silva
Enfermeira

Informação Geral e Regulamentos

Condições de participação
1. O torneio destina-se a jogadores Sub-11 (jogadores nascidos nos anos 2007/2008), federados ou não.
2. A aceitação da inscrição das Equipas está condicionada ao:
2.1. Correto preenchimento e envio da ficha de inscrição;
2.2. Envio do Logótipo e Fotografia da Equipa, para serem incluídos na página eletrónica do torneio.
2.3. Envio do comprovativo de pagamento da inscrição no torneio.
3. Os jogadores, no decorrer do evento, beneficiarão de seguro desportivo, a cargo da Câmara Municipal do Nordeste.

Funcionamento
1. Data e Local de Realização:
1.1. O torneio decorrerá nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2018, no Campo Municipal do Nordeste.
1.2. As equipas inscritas que optarem pelo pacote com alojamento incluído, ficarão alojadas na Escola Básica e Secundária do Nordeste.

Regulamento da competição
1. Número de equipas:
1.1. O PRIOLO CUP NORDESTE 2018 será disputado por um total de 12 equipas.
2. Constituição de cada equipa:
2.1. Cada equipa pode ser constituída no mínimo por 8 e no máximo 15 jogadores, devidamente acompanhados por, no máximo, 4 adultos responsáveis pela equipa (treinador, diretor e/ou massagista).
3. Estrutura do Torneio:
O Torneio decorrerá em duas fases: Fase de Grupos e Fase Final.
3.1. Fase de Grupos:
3.1.1. Constituição dos Grupos
Na constituição dos Grupos, as 2 equipas que se deslocam de Portugal Continental (FC MARINHAS e SC CANIDELO) serão cabeças de série em cada um dos grupos.
As restantes equipas serão distribuídas, através de sorteio, pelos 2 grupos.
O sorteio de constituição de grupos será realizado no dia 14 de junho e transmitido em direto na página eletrónica do torneio (www.facebook.com/priolocupnordeste), e em conferência de imprensa realizada, pelas 15 horas do dia.

3.1.2. Organização da Fase de Grupos
A Fase de Grupos decorrerá num sistema de 2 grupos, onde as 6 equipas de cada grupo jogarão todas contra todas, a uma mão.
A cada Vitória será atribuído 3 pontos, ao Empate 1 ponto a cada equipa e à Derrota será atribuído 0 pontos.
A classificação final dos clubes que, após disputarem os jogos da Fase de Grupos, se encontrarem em igualdade pontual, para efeito de desempate, seguirá as seguintes disposições, segundo a ordem de prioridades:
1º O número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no(s) jogo(s) realizado(s) entre si;
2º A maior diferença entre o número de golos marcados e número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram em toda a fase de grupos;
3º O maior número de golos marcados em toda a fase de grupos;
4º O menor número de golos sofridos em toda a fase de grupos;
5º A equipa com a média de idades mais baixa, considerando todos os inscritos na ficha de jogo (data de nascimento completa);
6º Caso persista o empate, o desempate será efetuado pela marcação de 3 grandes penalidades.
Após as 3 grandes penalidades, se o empate permanecer, continuarão a ser marcadas grandes penalidades (1 por equipa) até se encontrar o vencedor.

3.2. Fase Final
3.2.1. Na Fase final os jogos serão disputados considerando a seguinte disposição:

Jogo 1 - (Meias Finais do Torneio): 1.o classificado do grupo A versus 2.o classificado do grupo B;

Jogo 2 - (Meias Finais do Torneio): 1o classificado do grupo B versus 2.o classificado grupo A;

Jogo 3 - Atribuição dos 11.o e 12.o lugares: 6.o classificado grupo A versus 6.o classificado grupo B;

Jogo 4 - Atribuição dos 9.o e 10.o lugares: 5.o classificado grupo A versus 5.o classificado grupo B;

Jogo 5 - Atribuição dos 8.o e 7.o lugares: 4.o classificado grupo A versus 4.o classificado grupo B;

Jogo 6 - Atribuição dos 6.o e 5.o lugares: 3.o classificado grupo A versus 3.o classificado grupo B;

Jogo 7 - Atribuição do 3o e 4o lugares: Vencido do jogo 1 versus Vencido do jogo 2;

Jogo 8 - Final : Vencedor Jogo 1 versus Vencedor Jogo 2.

Em caso de empate no tempo regulamentar, haverá lugar a marcação de 3 pontapés de grande penalidade para cada equipa. Se o empate persistir, continuarão a ser marcadas penalidades (1 por equipa) até se encontrar o vencedor.

4. Arbitragem e Regras:
A arbitragem do torneio será assegurada por árbitros da Associação de Futebol de Ponta Delgada.
As regras a seguir serão as oficiais de Futebol de 7 (Sub-11) em vigor, com as seguintes alterações:
4.1. Tempo de jogo: Cada jogo terá a duração de 30’ (15’+15’, com intervalo de 5’).
4.2. Utilização dos jogadores: Todos os jogadores inscritos no jogo, têm que jogar no mesmo, exceptuan- do-se situações em que o jogador contraia uma lesão no decorrer do torneio. O não cumprimento desta regra resulta na atribuição de derrota no(s) jogo(s) em causa, com o resultado de 0-3.
4.3. Substituições:
4.3.1. O número de substituições é ilimitado, sendo que o jogador substituído num jogo poderá voltar a jogar no mesmo.
4.3.2. As substituições são feitas junto à linha central, após informação à Mesa de Jogo.
4.3.3. As substituições podem ser realizadas em qualquer momento no decorrer do jogo, com exceção da substituição do Guarda-Redes, que deverá ocorrer com o jogo interrompido.
4.4. Não aplicável a Lei de Fora de Jogo no torneio.

5. Disciplina:
Considerando o caráter formativo e pedagógico desejado numa competição destinado a este escalão etário, consideramos como medidas disciplinares excecionais a aplicar:
5.1. Ao jogador a que seja mostrado cartão vermelho num jogo, será punido com 1 ou 2 jogos de castigo, consoante a gravidade da ação ou comportamento;
5.1.1. Compete à organização do torneio deliberar a sanção a aplicar ao jogador após auscultação da descrição dos acontecimentos pelo árbitro.
5.2. Um jogador que receba um cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos poderá jogar no jogo seguinte.
5.3. Se o comportamento de uma equipa for considerado antidesportivo pela organização do torneio, durante qualquer momento do mesmo, poderá ser sancionada com:
5.3.1. Derrota de 0-3 no jogo em causa;
5.3.2. Exclusão da equipa do Torneio.

6. Prémios
6.1.Troféus para as equipas classificadas nos três primeiros lugares

6.2. Medalhas e Certificado de Participação – A entregar a todos os participantes no Torneio.

6.3. MegaLIKE! – Este prémio será atribuído à equipa que obtiver o maior número de LIKEs na foto de equipa publicada na página de facebook oficial do Torneio (www.facebook.com/priolocupnordeste) até ao dia 23 de junho de 2018.

6.4. Espirito Desportivo – A atribuição é realizada através de votação por parte dos adultos acompan- hantes decada equipa, não sendo permitido votar na própria equipa. O prémio será atribuído à equipa que obtiver maior número de votos.
Os critérios a ter em conta na atribuição deste prémio são:
- Conduta para com os adversários, árbitros e demais elementos envolvidos na organização do Torneio; - Forma como as equipas reagem aos resultados desportivos;
- Outros aspetos considerados pertinentes/relevantes.

6.5. Melhor jogador do Torneio – A escolha do vencedor deste Troféu será da responsabilidade da Comissão Organizadora do Torneio.

6.6. Melhor jogadora do Torneio – A escolha da vencedora deste Troféu será da responsabilidade da Comissão Organizadora do Torneio.

6.7. Melhor marcador do Torneio – Troféu a atribuir ao jogador que tiver marcado maior número de golos no decorrer do Torneio. Em caso de empate entre jogadores, vencerá o jogador mais novo (data de nascimento completa).

6.8. Melhor Guarda-Redes do Torneio – A escolha do vencedor deste Troféu será da responsabilidade da Comissão Organizadora do Torneio.

6.9. Melhor jogador do Concelho do Nordeste – A escolha do vencedor deste Troféu será da respons- abilidade da Comissão Organizadora do Torneio.

- A Entrega de prémios decorrerá por volta das 18 horas do dia 24 de junho, após o jogo da final do Torneio.

7. Organização
7.1. Reuniões de Bem-Estar
7.1.1. Todas as equipas deverão fazer-se representar, diariamente, por um adulto responsável nas Reuniões de Bem-Estar (ver horário definido no programa do Torneio).
7.1.2. Nas Reuniões de Bem-Estar serão transmitidas informações importantes relativas ao funcionamento do Torneio, servindo também como local onde se os clubes e a Comissão Organizadora poderão:
7.1.2.1.Refletir sobre o desenvolvimento do Torneio, concertando posturas a assumir e estratégias a adotar relativamente a aspectos/situações considerados relevantes e pertinentes;
7.1.2.2.Apreciar problemas ou protestos apresentados, cabendo à Comissão Organizadora a deliberação final sobre a resolução dos mesmos.

8. Casos omissos
Todos os casos omissos no presente regulamento serão analisados e decididos pela Comissão Organiza- dora do Torneio.